Semana Internacional do Cérebro 2023

Março 01, h

Registo

Não obrigatório

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), unidos pelo consórcio de investigação CIBB, promovem uma nova edição da Semana Internacional do Cérebro, a decorrer durante o mês de março de 2023.

A iniciativa visa consciencializar a sociedade sobre os avanços e as descobertas científicas na área das neurociências, assim como promover literacia em saúde no contexto do cérebro. A Semana Internacional do Cérebro é um evento mundial que ocorre anualmente em março.

“Os nossos investigadores têm assumido um enorme compromisso com a sociedade através do envolvimento em iniciativas de comunicação de ciência. A Semana do Cérebro é uma dessas iniciativas - há mais de 25 anos que promovemos a cultura científica na área das neurociências em escolas, em bares, na rádio, em parques, em autocarros, com exposições, no teatro, entre outros”, elucida Sara Varela Amaral, coordenadora do gabinete de comunicação do CIBB e responsável pela iniciativa.

Este ano, o evento conta com diversas atividades presenciais e online que pretendem sensibilizar para a importância do estudo do cérebro e do seu papel fundamental numa vida saudável assim como levar a ciência e os cientistas a diferentes locais:

• “Sessão de Abertura SC 2023: Cérebro Digital sob diferentes perspetivas”, uma sessão promovida pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e pelo Conselho Português do Cérebro. A sessão decorre no dia 13 de março pelas 18h em formato online. O link de acesso pode ser consultado aqui; (ID: 950 9993 4470; Senha de acesso:621486);
  • A iniciativa "Neurocientistas vão às escolas” que consiste em sessões promovidas por neurocientistas junto de públicos escolares, associações e universidades sénior;
  • Participação de neurocientistas no “Olhó o Robot" da RUC (Rádio Universidade de Coimbra), todas as segundas-feiras do mês março (9h-10h);
  • 4.ª edição do “Brain Gain: À Descoberta das Neurociências”, nos dias 15 e 22 de março, uma iniciativa online dirigida a alunos do ensino superior que visa valorizar a investigação portuguesa em Neurociências. Um dos principais objetivos da iniciativa é inspirar os alunos a seguir carreiras na área. Programa e inscrições disponíveis aqui;
  • Dia Mundial do Sono, assinalado este ano a 17 de março. Neste contexto, será apresentado um documentário sobre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), na Casa de Cinema de Coimbra, pelas 21h30. O quiz Dr. Why Portugal também é uma das atividades contempladas, com a inclusão de perguntas sobre sono, a decorrer em vários pontos do país entre 13 e 19 de março. Ainda no âmbito da temática do sono será lançado o concurso de quadras "Dormir é essencial para a saúde" e um jogo de cartas, o “SleepID”. O lançamento do jogo vai ser realizado na loja Fnac, no Fórum Coimbra, no dia 18 de março às 18h;
  • O “Cocktail do Envelhecimento Saudável” será uma sessão pública, em parceria com o MIA (Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento), para discutir o envelhecimento num contexto informal, no dia 25 de Março às 11h no Mercado Municipal D. Pedro V.

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa internacional promovida pela Dana Foundation e pela Federação Europeia das Sociedades de Neurociências (FENS). Em Portugal, é promovida pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e pela Ciência Viva e conta ainda com o apoio do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

Para mais informações sobre a Semana Internacional do Cérebro pode seguir as redes sociais do CNC-UC.

Carolina Caetano