Sobre o CNC

O CNC

O CNC é uma instituição científica que visa fomentar a investigação biomédica e biotecnológica com impacto social, promove o ensino pós-graduado multidisciplinar e presta serviços especializados a instituições de saúde e comunidade empresarial. O CNC está comprometido com a investigação fundamental e na sua tradução em aplicações clínicas e/ou comercializáveis. 

O CNC integra o Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), uma parceria estratégica entre o CNC e o iCBR. O CIBB reúne o maior conjunto de investigadores de excelência nas áreas da Biomedicina e da Biotecnologia na zona CENTRO. O CIBB é uma Unidade de I&D avaliada e financiada pela FCT (UIDB/04539/2020). O CIBB tem também o estatuto de Laboratório Associado e correspondente financiamento pela FCT (LA/P/0058/2020).

O CNC junta investigadores das Faculdades de Medicina, Farmácia, Ciências e Tecnologia, do Instituto de Investigação Interdisciplinar todos da Universidade de Coimbra, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e do Instituto Português de Oncologia. É também membro fundador do parque biotecnológico BIOCANT. Estas parcerias únicas têm sido fundamentais para a promoção da investigação básica e aplicada, estudos graduados, transferência de tecnologia e colaborações académicas e não académicas. 

O CNC está ativamente envolvido na iniciativa GreenLabsCIBB, que visa a implementação de práticas sustentáveis diárias nos laboratórios, de forma a reduzir a pegada de carbono e energia e, a mitigar o impacto ambiental da investigação científica para proteger o nosso Planeta.

Marcos no CNC

1990

1992

1998

2001

2005

2005

2013

2014

2015

2018

2020

2022

1990
Criação do CNC

1992
CNC é reconhecido pela FCT como Laboratório Associado

1998
Criação da Ciência Viva com o CNC como membro associado

2001
Criação do Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina (PDBEB)

2005
Criação do Biocant

2005
Criação do Instituto de Educação e Cidadania (IEC)

2013
Projeto Estratégico CNC.IBILI

2014
Inauguração do Edifício UC-Biotech

2015
Criação do Centro Académico Clínico (CAC)

2018
Projeto Estratégico CIBB

2020
Renovação de Estatuto de Laboratório Associado

2022
Investigação sustentável - Arranque da iniciativa GreenLabsCIBB

Visão & Missão

A investigação e inovação responsáveis são centrais para a resposta aos desafios científicos e sociais contemporâneos.

No CNC promovemos a investigação biomédica nas áreas das neurociências, metabolismo e biotecnologia através e focam quatro pilares estratégicos: 

Investigação

Investigação biomédica fundamental e aplicada

Ensino

Preparação da nova geração de investigadores em áreas emergentes da biomedicina

Saúde

Promoção da investigação translacional com uma forte parceria com clínicos

Empreendedorismo

Estimulo à inovação e à criação de valor

Envolvimento Social

Envolver a sociedade para promover cultura científica e confiança na ciência e nos cientistas

Valores

Excelência

Integridade

Inovação

Resiliência

Cooperação

Responsabilidade

Financiamento

Público

FCT, COMPETE-CCDRC (ESIF), Ciência Viva, Infarmed, European Commission, Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), National Institutes of Health (NIH).

Privado

Bial, Bluepharma, Santa Casa da Misericórdia, Fundação Calouste Gulbenkian, Maratona da Saúde, “la Caixa” Foundation, AFM-Téléthon, Jérôme Lejeune Foundation,Laboratoire INNOTECH International – Innothera, Medical Research Council, Bayer, Novartis, Roche, European Association for the Study of Diabetes (EASD), Merck, Blade Therapeutics, Wave Life Sciences, Alzheimer's Foundation of America, Brain & Behaviour Research Foundation, National Ataxia Foundation, The Michael J. Fox Foundation, Progeria Research Foundation, Teva Pharmaceutical, BioBlast Pharma, Mizutani Foundation for Glycoscience.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.