Syn2Psy - Disfunção Sináptica nos Transtornos Neuropsiquiátricos

Visão Geral

Resumo do Projecto

O sofrimento individual associado às perturbações mentais, assim como a sobrecarga na saúde pública, reforçam a necessidade de estudar a base biológica destas perturbações. A investigação genética, assim como os estudos com modelos animais e de neuroimagem humana, fornecem evidências da existência de vias comuns implicadas na etiologia destas perturbações, nomeadamente vias que regulam o desenvolvimento da sinapse e da plasticidade, que resultam na conectividade estrutural e funcional anormal no cérebro de pacientes neuropsiquiátricos. Chegou o momento de integrar estudos a diferentes níveis, que levarão à identificação de assinaturas de doenças associadas a vias de risco específicas, que podem impulsionar o desenvolvimento de novas terapias. O objetivo do Syn2Psy é proporcionar formação de Doutoramento de alto nível a 14 investigadores em fase inicial (IFI) para responder a três questões críticas: 1) Quais são os defeitos sinápticos que estão na base das perturbações neuropsiquiátricas? 2) Quais são os circuitos neuronais que são perturbados, e podem ser alvo de terapias? 3) Como e quando podemos modular o curso da doença? O Syn2Psy combina um forte know-how científico dos setores académico e não académico, com ações em rede sobre competências transversais científicas e complementares, para formar uma nova geração de IFIs de alto rendimento e fornecer-lhes as competências transferíveis necessárias para carreiras prósperas numa área florescente. Os parceiros industriais Lundbeck, Eurotrials e ZEISS fornecem experiência no desenvolvimento de medicamentos, ensaios clínicos e tecnologia, o Hospital Universitário de Coimbra expõe os estudantes à investigação clínica, enquanto a clínica para o desenvolvimento infantil PIN e a companhia de teatro Marionet oferecem formação em consciencialização e divulgação no seio da sociedade. Os excelentes conhecimentos científicos e as diversas competências adquiridas pelos IFIs melhorarão as suas perspetivas de emprego, tanto no sector académico como no não académico, e as suas contribuições científicas irão formar novas abordagens terapêuticas para aliviar esta importante causa de incapacidade a nível mundial.

Mais sobre o projeto aqui

Objectivos Principais

Os objetivos científicos do Syn2Psy são os seguintes: 1) Identificar mecanismos sinápticos disfuncionais nas perturbações neuropsiquiátricas; 2) Gerar e caracterizar modelos derivados de células humanas e modelos animais destas perturbações, que nos darão informação sobre as vias neuronais afetadas que poderão ser alvo de terapias; 3) Testar terapias e compreender como o stress pode afetar as vias da doença.

Galeria de Vídeos e/ou Imagens

Equipa Externa

EPFL:
Principal Investigators – Carmen Sandi, Simone Astori;
Early Stage Researchers – Alessandro Chioino, Loredana Cumpana.

IINS-CNRS:

Principal Investigators – Daniel Choquet, Eric Hosy, Laurent Groc.
Early Stage Researcher – Daniel Hunter.

ICL:
Principal Investigator – Vincenzo De Paola.
Early Stage Researchers – Elizabeth Brockman, Marcos Sintes.

IBPS-CNRS:
Principal Investigator – Catalina Betancur.
Early Stage Researchers – Laura Upton, Flavio Tomasi.

Lundbeck A/S:
Principal Investigators – Niels Plath, Kjartan Herrik, Kristi Anne Kohlmeier.
Early Stage Researcher – Ágata Silván.

CDBS-UEDIN:
Principal Investigators – Emily Osterweil, Peter Kind.
Early Stage Researchers – Vanesa Salazar, Manuela Rizzi.

Detalhes de Projeto

Código do Projeto